AVALIAÇÃO DA DENSIDADE ÓSSEA
Esse exame mede a densidade mineral óssea e compara com valores de referência, considerando a idade e o sexo do paciente. Usada principalmente para detectar redução da massa óssea (osteopenia ou osteoporose) ajudando a guiar o tratamento necessário.
EXAME USADO PARA RASTREAMENTO DA OSTEOPOROSE
Essa doença se caracteriza pela perda progressiva de massa óssea, tornando os ossos enfraquecidos e predispostos a fraturas. o diagnóstico precoce, portanto, é essencial para planejar uma conduta adequada precocemente.
Como esse exame é feito?
Veja abaixo as principais informações sobre esse exame
Indicações do exame
- Mulheres de 65 anos ou mais e homens de 70 anos ou mais
- Mulheres com mais de 50 anos com fatores de risco para fratura (como falta de vitamina D e doenças inflamatórias intestinais como a doença de Crohn) ou dois fatores relacionados ao estilo de vida (como tabagismo, sedentarismo e consumo de álcool em excesso). Se o exame for normal, deve ser repetido a cada cinco anos
- Fratura em indivíduos maiores de 50 anos, para determinar a gravidade da ocorrência
- Adultos com comorbidades, como artrite reumatoide, lúpus e espondilite anquilosante, ou que fazem uso crônico de medicamentos que podem estar associados à perda de massa óssea (como corticoides)
- Para avaliação da possibilidade de suspensão de terapia de reposição hormonal em mulheres em menopausa
- Evidência de osteoporose em radiografia simples
Preparo para a realização do exame
Não é indicado o uso de colares, joias, pulseiras e sutiãs com aros de ferro . Não é necessário jejum, mas atente para algumas substâncias que não podem ser ingeridas:- Comprimidos contendo cálcio nas 24 horas antes do exame
- Pílulas de vitaminas ou suplementos minerais na manhã do exame
- Contraste utilizado em exames de imagem